Sir Alex Ferguson estava comemorando em Merseyside pelo segundo ano consecutivo na quinta-feira, quando o Clan Des Obeaux, o melhor cavalo que ele possuiu em quase 25 anos nas corridas, conquistou o Betway Bowl no dia de abertura do Grand National Meeting em Aintree. O ex-técnico do Manchester United tinha interesse em dois corredores na corrida, e o dinheiro de antemão sugeria que Protektorat, do estaleiro de Dan Skelton, pretendia conseguir a primeira vitória de primeiro grau de sua carreira. O clã Des Obeaux estava sempre viajando docemente para Harry Cobden, no entanto, em uma pista que joga com seus pontos fortes, e apesar de ocioso na corrida, ele chegou em casa por uma distância do vencedor da Irish Gold Cup, Conflated. Racegoers em Aintree para a reunião Grand National.
Talking Horses: Mister Coffey pode levar o Troféu Topham para Nicky Henderson
“Não podíamos acreditar no preço que ele pagou”, disse Ferguson. “Protektorat era um grande favorito, mas talvez a Copa Ouro [na qual ele terminou em terceiro] tenha acabado com ele. “As corridas fazem parte da minha vida mais do que o futebol agora. Eu tenho alguns com [co-proprietário] Ged [Mason] e John Hales e tivemos um grande prazer no ano passado, vencendo três Grade Ones aqui. Nunca ganhei três seguidas em Anfield, com certeza. Preciso falar com Paul [Nicholls] sobre o Grand National [no próximo ano]. Ele terá 11 anos e provavelmente é a única coisa a tentar na idade dele.” Houve uma conclusão dramática e consequências para o obstáculo do aniversário de 4 anos no início do card, quando Knight Salute e Pied Piper inicialmente empataram em primeiro lugar no evento Grade One, antes de Knight Salute receber os espólios na sala dos comissários. Os comissários decidiram que Pied Piper havia impedido Knight Salute pulando para a esquerda no último voo, apesar de Paddy Brennan, seu cavaleiro, ter dito que não havia perdido nenhum impulso e que achava que um empate era “um resultado muito justo”.
Davy Russell, por sua vez, disse aos oficiais que ele tinha ido cedo demais no favorito 10-11. “Eu sabia que participar da corrida era completamente errado”, disse Russell, “mas ele viajou tão bem e minhas mãos estavam atadas”. Milton Harris, cuja vida e carreira colorida incluiu sessões de bebida com Cary Grant, namoro com Belinda Carlisle e sete anos sem licença após ser declarado falido, estava comemorando seu primeiro sucesso no primeiro ano. “Não é fácil para mim, pois eles tiveram uma boa batalha”, disse Harris. “Fiquei feliz com o resultado original, mas os comissários têm um trabalho a fazer. “Quando ele [Pied Piper] deu uma pancada nele, isso provavelmente o ajudou. Ele é um guerreiro resistente.”
Sam Waley-Cohen, um dos melhores pilotos amadores da Grã-Bretanha por mais de duas décadas, disse que vai se aposentar da sela depois de montar Noble Yeats, de propriedade de seu pai Robert, no Grand National de sábado. Waley-Cohen, 39, foi o primeiro amador a vencer a Cheltenham Gold Cup em 30 anos, quando levou Long Run à vitória em 2011, e também venceu a King George VI Chase em Kempton Park no mesmo cavalo em 2011 e 2012.